TIRANDO ONDA por Gilberto Pereira

COLUNA TIRANDO ONDA – ABRIL 2018

 

Amigos da coluna “Tirando Onda” o surf brasileiro está em festa com a vitória do potiguar Ítalo Ferreira no Rip Curl Pro Bells Beach, na Austrália. E para nós cariocas além desta maravilhosa notícia da vitória do Ítalo os bons ventos estão começando a soprar também para a retomada do surf carioca profissional que no ano passado a voltou a ter etapas do circuito profissional e agora a noticia que em maio teremos uma etapa do profissional no Rio de Janeiro valendo pontos para o circuito da ABRASP. E para a alegria ficar completa, estamos de volta ao site Solteiro aos 40 com a coluna Tirando Onda com muito surf, esportes radicais e dicas de diversão.

 

Italo Ferreira é o campeão do Rip Curl Pro Bells Beach

O potiguar de Baía Formosa badalou o sino do troféu da vitória sobre o ídolo Mick Fanning na final da sua despedida do Circuito Mundial e Stephanie Gilmore foi tetracampeã no feminino

O potiguar Italo Ferreira é o novo campeão do Rip Curl Pro Bells Beach e badalou o sino do troféu da vitória conquistada numa bateria que fica marcada na história do esporte, pela despedida do tricampeão mundial Mick Fanning do World Surf League Championship Tour. A praia estava lotada na quinta-feira, com toda a torcida e seus amigos esperando que ele encerrasse a carreira com um recorde de cinco títulos em casa. Mas, Italo vinha sendo o melhor surfista nas ondas de Bells Beach e na final comprovou isso, para ganhar sua primeira etapa e liderar a corrida pelo título mundial de 2018, junto com o australiano Julian Wilson.

“Eu nem consigo acreditar ainda nisso tudo. É incrível, a minha primeira vitória, o Mick Fanning é meu ídolo, nossa, estou muito feliz”, disse Italo Ferreira. “Eu tenho trabalhado duro nos últimos anos. Lembro da minha primeira final com o Filipe (Toledo) em Portugal (em 2016), estava tão perto da vitória, mas agora consegui. O ano passado foi difícil pra mim, por causa da minha lesão depois da Gold Coast, que me deixou de fora por dois meses. Foi terrível e trabalhei muito forte para me recuperar, então agora é o melhor sentimento, muita felicidade pela vitória neste lugar incrível que é Bells Beach e contra um cara iluminado na final, um herói”.

Italo agora vai competir com a lycra amarela do Jeep Leaderboard pela primeira vez na próxima etapa, o Drug Aware Margaret River Pro, que começa na quarta-feira (11), com prazo para fechar a “perna australiana” até o dia 22 de abril. Depois, os melhores surfistas do mundo vêm para o Brasil, para a segunda edição do Oi Rio Pro em Saquarema, de 11 a 22 de maio na “Cidade do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, que no ano passado terminou também com vitória brasileira de Adriano de Souza na Praia de Itaúna.

No Rip Curl Women´s Pro, a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore igualou a marca de quatro vitórias de Mick Fanning em sua oitava final em Bells Beach. Uma das decisões, a australiana perdeu para Silvana Lima, que em 2009 tocou o sino do troféu de campeã. Essa final poderia até ser reeditada esse ano, mas a jovem havaiana Tatiana Weston-Webb pegou a melhor da bateria fraca de ondas e a cearense não conseguiu reeditar as boas atuações que a levaram até as semifinais. Com o terceiro lugar, Silvana subiu de nono para sétimo no Jeep Leaderboard da World Surf League.

TOP-10 DO JEEP LEADERBOARD – RANKING WSL 2018 – após a 2.a etapa:

01: Julian Wilson (AUS) – 11.665 pontos

01: Italo Ferreira (BRA) – 11.665 pontos

03: Mick Fanning (AUS) – 11.500

04: Owen Wright (AUS) – 9.490

04: Michel Bourez (TAH) – 9.490

06: Adrian Buchan (AUS) – 9.465

07: Gabriel Medina (BRA) – 7.750

07: Griffin Colapinto (EUA) – 7.750

09: Tomas Hermes (BRA) – 6.505

09: Patrick Gudauskas (EUA) – 6.505

 

TOP-10 DO JEEP LEADERBOARD – RANKING WSL 2018 – 2 etapas:

01: Stephanie Gilmore (AUS) – 14.745 pontos

02: Lakey Peterson (EUA) – 13.085

03: Caroline Marks (EUA) – 10.830

04: Carissa Moore (HAV) – 9.490

05: Tatiana Weston-Webb (HAV) – 9.190

05: Keely Andrew (AUS) – 9.190

07: Silvana Lima (BRA) – 9.170

08: Tyler Wright (AUS) – 7.830

08: Johanne Defay (FRA) – 7.830

10: Sally Fitzgibbons (AUS) – 7.475

10: Malia Manuel (HAV) – 7.475

Puro Suco apresenta:Itacoatiara Big Wave Surf Chargers 2018 (Concurso Fotográfico Amador)

O ano de 2018 já começou com altas ondas e o “Italiano de Ouro” está na área! Fui o mestre de cerimônias da edição do evento de 2017 e posso dizer para vocês que curtem a coluna “Tirando Onda” que vale muito a pena participar.

Se você é fotógrafo e/ou videomaker e está sempre registrando os melhores “swells” de Itacoa, temos mais um motivo para você ficar amarradão! .
Você pode concorrer a uma “GoPro Hero” irada! .
Basta você ter perfil aberto no Instagram e postar seu(s) registro(s) mencionando #itacoatiarabigwavesurfchargers2018 e @purosuco.oficial. Os registros serão premiados em três categorias distintas: maior onda, melhor tubo e pior vaca! Está valendo qualquer onda surfada na remada (surf ou bodyboard) em Itacoatiara no ano de 2018!

Curtiu? Compartilhe e marque os seus amigos que estão sempre atrás das lentes nas melhores ondas!

Para regulamento e maiores informações, acesse: www.purosuco.net/ibwsc2018reg

Marolas…

 

O circuito niteroiense de Bodyboard está de volta e a primeira etapa aconteceu nos dias 07 e 08 de Abril na praia de Itacoatiara. Paola Simão foi um dos destaques.

Cearense Heitor Alves conquista categoria Profissional da Taça Monte Bello Pro/Am, evento realizado em Torres (RS) e que distribuiu pontos no ranking da Abrasp

 

Dia 13 de abril acontece a primeira edição da Festa Sonoplastia de 2018. O evento que é considerado uma das melhores opções de diversão na cidade, vai rolar mais uma vez no Rio Cricket, palco das edições anteriores.

 

No final de abril vai acontecer a primeira etapa do circuito principal da Associação de Surfe de Niterói – ASN. Aguardem aqui na coluna maiores informações.

 

A brasileira Silvana Lima não achou boas ondas para repetir suas grandes atuações em Bells Beach na semifinal com a havaiana Tatiana Weston-Webb, mas somou um excelente terceiro lugar no Rip Curl Pro para subir de nono para sétimo no Jeep Leaderboard da World Surf League. Parabéns Silvana.

 

O Ítalo Ferreira conquistou a 37.a vitória verde-amarela na história da World Surf League. Ele foi o 14.o brasileiro a vencer etapas válidas pelo título mundial da temporada, desde a criação do circuito em 1976. Gabriel Medina é quem tem mais vitórias, nove, seguido pelo também campeão mundial Adriano de Souza com sete, Filipe Toledo com cinco, Fabio Gouveia com quatro, os irmãos Teco e Neco Padaratz com duas cada um e Italo Ferreira é o oitavo a entrar na lista dos brasileiros que ganharam uma vez. Nela está outro surfista do Rio Grande do Norte, o natalense Jadson André, além do primeiro a festejar um título, o saudoso Pepê Lopes, na etapa do Arpoador do primeiro Circuito Mundial em 1976.

 

Por Gilberto Pereira

 

FOTOS:

1 – Italo Ferreira campeão do Rip Curl Pro Bells Beach na bateria que marcou a despedida de Mick Fanningdo circuito da World Surf League. (Foto: Kelly Cestari – WSL)

1 – Stephanie Gilmore e Italo Ferreira (foto divulgação WSL)

1 – Mick Fanning e Ítalo Ferreira se abraçam emocionados ao término da bateria final onde Ítalo saiu campeão. (foto divulgação WSL)

1 – Ítalo Ferreira campeão do Rip Curl Pro Bells Beach (foto divulgação WSL)

 

2 – Puro Suco apresenta: Itacoatiara Big Wave Surf Charges.

 

Marolas 6 – Ítalo Ferreira e Gilberto pereira

Leave a comment