FESTA DO PEÃO DE BARRETOS 2016

Considerada uma das maiores festas de peão da América Latina o Barretão 2016 ou como é oficialmente conhecida a 61ª edição da Festa de Peão de Barretos acontecerá entre os dias 18 e 28 de agosto no Parque do Peão de Barretos/SP.

 

 

Barretos se localiza ao norte do Estado de São Paulo, tendo como principal via de acesso a Rodovia Brigadeiro Faria Lima, que ao norte dá acesso a Minas Gerais, sendo um corredor muito utilizado para Goiás, Distrito Federal e Sul do Estado de São Paulo.

Principais Rodovias:

  • SP 310  Rodovia Washington Luiz
  • SP 326  Rodovia Brigadeiro Faria Lima
  • SP 330 Via Anhanguera
  • SP 348 Rodovia dos Bandeirantes.

A primeira vez que fui pra Barretos em 2011, foi de carro, foram cerca de 1.700 km ida e volta, cerca de 10 horas por percurso, a ida foi fantástica pois a adrenalina dominava, eu só queria chegar!! A cada placa inciando que estávamos perto era motivo para comemoração!!! A estrada é ótima, mas os pedágios e radares são tensos! kkkk!!  Entretanto, na volta, da vontade de chorrar, pois o Barretão é muito intenso e cansativo, e, a longa viagem de volta fica mais distante ainda.

Nos últimos anos tenho ido de avião, a Passaredo, tem voos diretos (1 hora e 30 minutos), diários e a baixo custo do Rio para Ribeirão Preto/SP, onde no aeroporto de alugamos um carro, e dirigimos por cerca de uma hora e meia até Barretos, a viagem é bem tranquila saio pela manha e almoço feliz na Avenida 43, já curtindo a festa!

https://www.voepassaredo.com.br/empresa/site/default.asp

 

20150821_065747-1

 

Antes de decidir como vai para Barretos/SP,  verifique:

  • o valor do pedágio e gasolina se for de carro além de quem vai dirigir e manutenção do veículo;
  • fique de olho nas promoções das cias aéreas, aluguel de carros ou disponibilidade de trasportes pra Barretos;
  • as excursões que vão para a festa, lá no site oficial tem os contatos das empresas.  http://www.independentes.com.br/festadopeao/excursoes/rj

 

Durante onze dias a cidade é invadida por cerca de um milhão de pessoas que chegam em busca do evento country mais famoso do país, por isso a hospedagem, encontrar vagas em hotéis e pousadas na cidade durante a festa não é fácil. Caso esteja tudo lotado, apele para as cidades próximas, como Ribeirão Preto (130 km) e São José do Rio Preto (100 km).  http://www.independentes.com.br/festadopeao/hospedar

Também é possível alugar casas e ranchos mobiliados. Nesse caso, os valores variam conforme a localização do imóvel e a disponibilidade de itens como piscina e ar condicionado.  http://www.independentes.com.br/festadopeao/ondelocar

Para quem deseja desfrutar de uma opção mais econômica a opção é o Camping Os Independentes, dentro do Parque do Peão. Em uma área cercada dotada de infra-estrutura de pias, pontos de energia, banheiros equipados com chuveiros, iluminação própria e segurança, o Camping oferece conforto à grupos, famílias e a todos aqueles que curtem alojar-se em barracas ao ar livre. O ingresso para o Camping dá direito ao acesso ao Parque do Peão, incluindo Feira Comercial, palcos de shows, Feira Gastronômica e ao Estádio de Rodeios.

A área total do Camping é dividida em dois setores: Casados e Solteiros. Esta nomenclatura foi dada por “Os Independentes” numa homenagem ao “clima” de Festa que acontece dentro do Camping.  No setor “Solteiros” há um ambiente de confraternização entre os usuários, com festas que invadem noites e madrugadas, sendo permitida a realização de festas. O setor “Casados” é o preferido de grupos e famílias que desejam maior sossego, com horário definidos para o toque do silêncio e a realização de festas é restrita ao período diurno.

 

13494889_1194535127244369_2708236609955546224_n

A história do rodeio em Barretos

A história de Barretos se confunde com o rodeio brasileiro. Até 1955, Barretos era uma pacata cidade que tinha na pecuária sua principal atividade econômica. Passagem obrigatória dos “corredores boiadeiros”, como eram conhecidas as vias de transporte de gado entre um estado e outro, Barretos era sede também do Frigorífico Anglo, instalado em 1913 e de propriedade da família real inglesa, suas instalações lembram uma autêntica vila inglesa. Era na época o maior da América Latina. Mas eram os peões das comitivas, que reunidos para descansarem, acabavam criando mil maneiras para se divertirem. E como não podia deixar de ser, nestes encontros tentavam mostrar suas habilidades na lida com o gado. Nesta época era freqüente em Barretos a vinda de dançarinas de cabarés franceses para entreter fazendeiros e os peões de comitivas.
Em um sábado de 1947, na quermesse realizada pela Prefeitura Municipal de Barretos, na praça central da cidade, acontece o primeiro rodeio do país, realizado dentro de um cercado com arquibancadas.

 

antiga5

 

E foi assim, que em 1955, nasceu numa mesa de bar, OS INDEPENDENTES. Um grupo de rapazes solteiros e auto suficientes, como era a regra, ligados a agropecuária local, teve a ideia de promover festas inspiradas na lida das fazendas, com o objetivo de arrecadar fundos para as entidades assistenciais da região. Um ano depois, em 1956, foi lançada a 1ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Sob a lona de um velho circo, surgiu o modelo do evento rural de maior sucesso do país atualmente. Já na primeira festa, a principal atração foi o rodeio. E os mesmos peões que passavam meses viajando pelos estados brasileiros, agora eram estrelas da festa do peão de Barretos.
Ninguém poderia imaginar que a partir daquele ano a história dos peões de boiadeiro mudaria para sempre, e que o destino de Barretos seria o de se tornar a capital do rodeio brasileiro. Tudo que ali era realizado servia como modelo para outras cidades que também começavam a promover suas festas.

 

antiga7
O resultado foi que na década de 60 o número de eventos ligados ao rodeio no Brasil havia crescido muito, principalmente no estado de São Paulo. Muitos peões acabaram se transformado em competidores e corriam de uma festa para outra atrás dos prêmios. Mas era em Barretos que todos tentavam a “sorte grande”. A cada ano a Festa de Barretos crescia. Em 1960, já era conhecida em todo o país. O Festival do Folclore de Barretos contava com a participação de países da América do Sul como Argentina, Uruguai, Paraguai, assim como várias regiões do Brasil.

 

PROGRAMAÇÃO MUSICAL E RODEIO

 

A pré-programação musical, engloba além dos embaixadores Zezé Di Camargo e Luciano, que estão produzindo um show exclusivo para o evento, grandes nomes desde o sertanejo clássico até o universitário foram confirmados, como: Gusttavo Lima, Fernando & Sorocaba, Jorge & Mateus, Henrique & Juliano, Wesley Safadão, Cabaré com Leonardo e Eduardo Costa, Mato Grosso & Mathias, Teodoro & Sampaio, Milionário & Marciano com o show Lendas, estão entre as atrações confirmadas.

 

 

 

imgprogra

 

 

 

imgrodeio

 

No palco Raízes Sertanejas, que faz parte da programação principal do evento, o público poderá conferir apresentações de amadores e profissionais do sertanejo raiz. Outro espaço que também é destinado às tradições é o “música raiz moda de viola”, onde cantores, profissionais, amadores, duplas e sertanejos podem realizar uma apresentação com uma viola, sendo proibido o uso de play back e qualquer outro instrumento eletrônico.

090

 

Tradicionalmente, além da música o público também pode aproveitar e conferir campeonatos com premiações, o conhecido rodeio de Barretos, que virou referência por revelar os competidores de rodeio mais talentosos do Brasil, concursos, o pau de sebo, provas e outras atividades.

As modalidades que fazem parte do Rodeio da Festa do Peão de Barretos são a Sela Americana onde os competidores montam em cavalos é a modalidade tradicional, Bareback, Cutiano, Team Penning, Touro e Três Tambores.

O Parque do Peão, onde acontecerá a Barretos 2016, conta hoje com aproximadamente 2 milhões de metros quadrados, e, é o maior parque de eventos e exposições do país. O local conta com uma ótima infraestrutura e diversas áreas como a feira comercial, o heliporto, a hípica, o espaço Brahma, Sebrae, Uniodonto, a casa dos artistas, uma delegacia de polícia, o centro de lazer Barretão, ranchos e área de atendimento ao turista.

 

Mapa Carna Barretos 2014 (2) mapa_parque_-_arte_2013_-_modelo_g1_sp

 

 

 

BARRETOS E OSCAR NIEMEYER

 

“Um jovem guerreiro – por Oscar Niemeyer”

 

Aquela manhã de 1984 trouxe ao nosso escritório um rapaz em torno dos trinta, vindo das divisas de São Paulo com Minas Gerais, com um sobrenome árabe justificando o perfil adunco, moreno, de barba cerrada, falando com tal entusiasmo sobre o que o trazia que o imaginei, por alguns instantes, um jovem guerreiro anti-imperialista, na defesa de suas origens no Oriente Médio.

Não sabia que armas tinha o rapaz, mas certamente tratava-se de um revolucionário. Enquanto ficávamos no silêncio absoluto da análise defensiva, ele transpirava arrojo visionário, atirando com a volúpia de uma metralhadora a essência de uma cultura boiadeira rodeadora de reses, trazida pelos conquistadores sabe-se lá de onde. Das planícies da Mongólia ou dos nômades africanos do deserto.

 

02

 

O rapaz queria que a cultura sertaneja disseminada no lombo de eqüinos e muares pelo Brasil afora tivesse um santuário em Barretos, para onde os descendentes e adeptos seguissem em romarias, como os islâmicos do mundo todo fazem em direção a Meca.

Acabamos concordando com a densidade do projeto, antevendo todo um universo de lidas e costumes, sabores, matizes e melodias, preservado a partir de determinado momento para a posteridade. Para isto servem os monumentos. Assim, assinamos com orgulho embaixo da implantação do Parque do Peão de Barretos.

 

03

 

Vinte cinco anos atrás, seus companheiros reconheciam a importância do empreendimento. Para o futuro. Mas ele queria que o futuro fosse naquela hora. Hoje, tenho notícias de que o Parque já busca saídas para a obsolescência e que os 40 alqueires iniciais já somam, com reservas naturais adjacentes, cerca de 130 alqueires.

E 25 anos depois, soubemos que o parque levou o nome “Mussa Calil Neto”, daquele rapaz que nos convencera a projetá-lo em 84. Mas essa estória não para por aqui.

Não contente por ter conquistado o nosso escritório de arquitetura, ele passou a nos obsequiar com mimos que só aceitávamos por perceber a pureza de suas intenções: em nos proteger a cabeça do sol escaldante da Guanabara com a leveza de um chapéu “Montecristo”, ou nos prevenir de males reumáticos, como acreditam os sertanejos, com o fruto conhecido por “chapéu de couro”.

O barretense se tornou amigo do meu neto, ganhou a nossa intimidade, e na comemoração dos nossos cem anos, invadiu a nossa casa com uma autêntica comitiva de peões, cozinhando para os nossos amigos como se cozinhava nas estradas boiadeiras. Era o lançamento da “Cavalgada do Centenário”.

Organizada com carinho pelo nosso neto Carlos Oscar, esta empreitada foi um presente muito especial, pois com a colaboração de vários editores, distribuiu livros pelas pequenas cidades do roteiro que partiu da região de Juiz de Fora/MG, chegando a Barretos/SP em plena Festa do Peão, dentro do Parque iniciado com aquela visita de 84.

E o meu neto não parou nesta primeira empreitada. Está organizando para 2009, uma cavalgada Rio/BH, rumo ao complexo da Pampulha, nossa primeira obra de relevo nacional. E para 2010, já anunciou que vai organizar outra da Pampulha até Brasília, em comemoração ao Jubileu de Ouro da sua fundação. Sempre atendendo ao meu pedido de distribuir livros para o povo.

Sabíamos da inteireza de caráter ao amigo adquirido 25 anos atrás, da sua luta pelos mais necessitados e da sua postura ética em relação à política nacional.

Amante de bons livros aprendeu que ninguém deve se inclinar-se perante um superior, mas que a autoridade provenha somente da virtude e aprendeu também, distinguir os éticos dos que passam longe da retidão.

Companheiro de Lula, frequentador eventual do Planalto, ele nos disse durante a última conversa entre nós “que o Brasil vai sobrepujando as pedras do caminho, deixando para traz as desigualdades crescentes, devolvendo o que foi mal adquirido, fazendo para os outros tudo que podemos fazer e provando para o mundo que a Cavalgada do Socialismo empreendida por Luis Carlos Prestes continua firme e forte”.

Após cem anos, nos acostumamos a ver o tempo passar um pouco mais vagarosamente do que sonhamos na juventude, e sabemos que alguma água ainda precisará correr sob a ponte para ser depurada. Mas, ao ouvirmos gritos retumbantes vindos do interior, percebemos que nossas margens não estão mais plácidas como antigamente, e nem tampouco dormem em berço esplêndido.

 

01_1

 

Escrevi no desenho que dei de presente ao amigo barretense. “Para Mussa, velho camarada: O povo já saiu para as ruas, milhares por toda parte. É o protesto contra esta guerra odiosa com que Bush pretende incendiar o mundo”. Um protesto tão veemente como a recepção dada com ovos podres pelo povo americano à segunda posse da Casa Branca pelo presidente eleito com cheiro de fraude e genocídio iraquiano.

Junto com o desenho dado ao Mussa, fizemos questão de lhe mandar uma caixa de charutos que ganhamos de Fidel. Ele merece. E sabe que a nossa revolução significa não apenas a busca da vida e da liberdade, mas a busca do saber e do compartilhar, colocando sempre estas máximas na humanização do que realiza.

Foram três décadas de visitas e conversas amigáveis, o Mussa jamais deixou de ser o mesmo, mantém sempre a visão de um guerreiro socialista, e por conhecer a generosidade e a solidariedade, está comprometido com a virtude em modificar nosso mundo indigno e injusto.

 

04_1

 

Tomara que também passe dos 101 para que ainda possa dar muito de si pela sua gente, na vida pública que abraçou, com um bom desempenho, atendendo a nossa convocação.

Rio de Janeiro, 04 de março de 2009

 Oscar Niemeyer

 

Opções para curtir a Festa do Peão

A Festa do Peão de Barretos recebe milhares de apaixonados por rodeio e música sertaneja todos os anos. E para acompanhar a maratona de montarias e também os shows principais, que acontecem no Estádio de Rodeios, são várias as opções de espaços:

MapaPistaPremium

Ingresso Diário (Parque / Rodeio / Show)

Quem gosta de sentir a energia e junto com o público torcer pelos competidores, cantar suas músicas favoritas, participar da “ola” comandada pelos locutores, tem como opção o Ingresso Diário, que permite acesso ao Parque do Peão, Rodeio e Shows realizados nos Estádio e Palco Festeja.

025

P1020800

Camarote Arena Premium                                      

Um dos espaços mais badalados da 61ª FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO DE BARRETOS, o Camarote Arena Premium oferece conforto e exclusividade. Lounges exclusivos, comodidade de ter à disposição traslado com Meeting Point, Buffet completo, Open Bar (água, chopp, cerveja, refrigerante e whisky), decoração temática e uma vista privilegiada de shows e montarias.

 11825226_906114919426550_7605103139911209501_n

 

Camarote Brahma

Sem dúvida, o Camarote Brahma de Barretos é o melhor lugar da festa!! Sua privilegiada localização na arena de rodeios, na lateral do palco, permite aos convidados sentir de bem perto toda a emoção da festa!!

P1020108

P1020795

Outro diferencial é o rancho Brahma, localizado atras da arena de rodeio, que conta com receptivo, lounge e ambiente confortável, camisa exclusiva Brahma Country (uso obrigatório), customização de camisas e Beauty Center, além de serviços exclusivos como Open Bar de Chopp Brahma, refrigerante e água, buffet especial.

P1020786

O Rancho Brahama, é um espaço VIP diferenciado, tudo para acolher um público seleto em um ambiente de muito charme e descontração, com serviços exclusivos em um clima de alto astral, shows exclusivos e, muita gente bonita e famosa.

P1020117

IMG_1995

P1020960

20150823_005727-1 P1020745 P1000808

 

Camarote Super Bull

O Camarote Super Bull é um espaço privilegiado e com uma excelente vista para o palco. Com bares exclusivos, o SB tem ambiente descontraído, reunindo uma galera jovem e bonita que adora música eletrônica. O Camarote conta com os melhores DJs e é frequentado por um público seleto. O Super Bull é a balada de todo show! Atenção pois em Barretos ainda não rola o Vip Super Bull Open Bar. #VemProSuperBull

1545804_590653937675389_1357839316_n

Área VIP

Sucesso desde a sua 1ª Edição em 2003, a Área VIP da 61ª FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO DE BARRETOS é um espaço diferenciado, que conta com um complexo de bar para venda de bebidas. Alem disso, a programação conta com à apresentação de DJs renomados que tomam conta da pista mesmo após o termino do rodeio e shows.

Pista Premium

A Pista Premium é umas das opções diferenciadas oferecidas durante a 61ª FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO DE BARRETOS. O espaço oferece ampla visibilidade das principais atrações do evento, shows e montarias. Trata-se de um espaço reservado na arquibancada do Estádio, onde é possível acompanhar os rodeios e provas realizadas na arena. No momento dos shows, uma área especial na arena, bem próxima ao palco é aberta exclusivamente para quem está na Pista Premium.
O local oferece ainda serviço de bar (Venda de Bebidas) e banheiros exclusivos.

Mais informações:
Fone: (17) 3321-0001 / (17) 3321-0018
E-mail: parque@independentes.com.br

029

042
Fiquei duas vezes na Área VIP e adorei!! Vista maravilhosa do palco e arena, além de uma balda top!!

 

O Parque do Peão conta ainda com outros espaços como os palcos externos com shows diários, Hípica – onde acontecem seletivas das provas cronometradas, Rancho do Peãozinho – espaço todo dedicado às crianças com atrações específicas para elas, Espaço Berrantão – que também recebe programação musical, Feira Comercial, Memorial do Peão – museu que conta a história do rodeio e da Festa do Peão.

P1020801 094015 104 003 (2) P1000819

Quaisquer dos ingressos para os setores descritos acima permitem a entrada em todos estes espaços. 

Os ingressos da Festa do Peão de Barretos 2016 on line:

http://www.independentes.com.br/festadopeao/inicio

https://www.totalacesso.com/page/141

Facebook: festadopeao

Instagram: @festadopeaodebarretos_oficial

Twitter: @barretaooficial

 

 

 

FONTE  http://www.independentes.com.br

 

Leave a comment