TIRANDO ONDA por Gilberto Pereira

Lucas Silveira conquista outro título mundial de 2015 para o Brasil

O carioca aumentou para sete o recorde de títulos mundiais verde-amarelos na categoria Pro Junior da World Surf League com a vitória no Ericeira World Junior Championships em Portugal

Os leitores da Coluna Tirando Onda, do Blog Solteiro aos 40 tem muitos motivos para comemorar! O carioca Lucas Silveira aumentou para sete o recorde de títulos mundiais do Brasil na categoria Pro Junior da World Surf League em Portugal. Ele foi, sem dúvidas, o melhor surfista nas direitas de Ribeira D´Ilhas e fez os maiores placares do último dia, sempre conseguindo notas excelentes acima de 8 nas três baterias que disputou. Na decisão do Ericeira World Junior Championships, totalizou 16,17 pontos contra 11,74 do francês Timothee Bisso, da Ilha Guadalupe. Na final feminina, a australiana Isabella Nichols bateu a defensora do título, Mahina Maeda, do Havaí, para ser a campeã mundial de 2015 em Portugal.

 

Lucas Silveira (BRA) .Ericeira Junior Championships
Lucas Silveira (BRA) .Ericeira Junior Championships

 

“Estou tremendo de emoção agora”, disse Lucas Silveira. “Fazem duas semanas que estou aqui e finalmente as ondas ficaram muito boas ontem e hoje (quarta-feira) para fechar o campeonato. A final foi um pouco fraca de ondas, mas eu comecei bem e felizmente terminei muito bem também. Foi um evento mito louco para mim. Acho que minha menor pontuação nas baterias aqui em Ribeira (D´Ilhas) foi 15 pontos e pouco e foi incrível conseguir surfar bem, sempre achando boas ondas em todas as baterias que disputei aqui. Estou muito feliz pelo título e agora é comemorar”.

O título Pro Junior era o único que faltava para o Brasil consolidar o domínio absoluto na temporada 2015 da World Surf League. Lucas Silveira vai completar 20 anos de idade no próximo dia 29 e será mais um brasileiro na concorrida Festa de Gala da WSL para os campeões mundiais, que acontece antes do início do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour na Gold Coast, Austrália. Em dezembro passado, Adriano de Souza coroou a conquista do título mundial sendo o primeiro brasileiro a vencer o Billabong Pipe Masters numa igualmente inédita final verde-amarela com Gabriel Medina no templo sagrado do esporte.

 

Silveira-Nichols Ericeira World Junior 2016
Silveira-Nichols Ericeira World Junior 2016

 

Além disso, o próprio Medina se consagrou mais uma vez ao ser o primeiro brasileiro campeão da Tríplice Coroa Havaiana, Italo Ferreira venceu o prêmio “Rookie of the Year” de melhor estreante da temporada e Caio Ibelli terminou 2015 como número 1 no ranking do WSL Qualifyiing Series. Lucas Silveira completou a extensa lista de conquistas verde-amarelas em 2015 com o sétimo título brasileiro na última edição do Mundial Pro Junior disputada por surfistas com até 20 anos, pois em 2016 o limite de idade da categoria vai baixar para 18 anos.

 

 

12495018_1215151828500992_3896322736758976269_n

 

Lucas foi o sexto surfista do Brasil a vencer o título mundial nas dezessete edições da categoria completadas em Portugal. O primeiro foi o também carioca Pedro Henrique no ano 2000, na última vez que o campeão mundial Pro Junior foi definido na ilha de Oahu, no Havaí. Depois, a competição mudou para a Austrália e Adriano de Souza venceu a edição de 2003, o cearense Pablo Paulino foi bicampeão em 2004 e 2007, Caio Ibelli ganhou a de 2011 e Gabriel Medina foi o campeão de 2013 na única vez que o título foi decidido no Brasil, no HD World Junior Championships na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

GALERIA DOS CAMPEÕES MUNDIAIS PRO JUNIOR DA WORLD SURF LEAGUE:

2015: Lucas Silveira (BRA) em Portugal

2014: Vasco Ribeiro (PRT) em Portugal
2013: Gabriel Medina (BRA) HD World Junior Championship no Brasil
2012: Jack Freestone (AUS) em Bali, na Indonésia
2011: Caio Ibelli (BRA) na Indonésia, Brasil e Austrália.
2010: Jack Freestone (AUS) na Indonésia e Austrália
2009: Maxime Huscenot (FRA) na Austrália
2008: Kai Barger (HAW) na Austrália
2007: Pablo Paulino (BRA) na Austrália
2006: Jordy Smith (AFR) na Austrália
2005: Kekoa Bacalso (HAW) na Austrália
2004: Pablo Paulino (BRA) na Austrália
2003: Adriano de Souza (BRA) na Austrália
2002: não realizado por falta de datas
2001: Joel Parkinson (AUS) na Austrália
2000: Pedro Henrique (BRA) no Hawaii
1999: Joel Parkinson (AUS) no Hawaii
1998: Andy Irons (HAW) no Hawaii

Um recado para os amigos: “O Verão está pegando fogo no Rio e com muitos eventos. Na falta de ondas para surfar quando o mar estiver flat, e resolver sair para beber, não dirija, ok?

Aloha e bom Verão!

Gilberto Pereira.

Gilberto Pereira
Promoter – Colunista
Relações Públicas da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ
Minha Coluna
: www.niteroitv.com.br/guia/coluna_tirando.asp
Curta minha Fan Page: www.facebook.com/gilbertoeventos
Twitter: www.twitter.com/gilbertoeventos
Site FESERJ: www.feserj.com.br

Related Posts

Leave a comment