TIRANDO ONDA por Gilberto Pereira

Filipe Toledo vai inaugurar o Oi Rio Pro 2016 no Rio de Janeiro

 

O defensor do título de campeão da etapa brasileira da World Surf League está voltando de contusão e foi escalado na primeira bateria do campeonato que começa no dia 10 de maio na capital carioca

 

Depois das ótimas festas como o lançamento da Somos Tão Jovens, em março, com show da banda BR80, no Club Praia Niterói, em Itacoatiara e a Solteiro aos 40 no Dome, na Praia de Icaraí, em abril, a boa pedida para o mês de maio que está chegando será a etapa do Circuito Mundial de Surfe que vai acontecer na Barra da Tijuca.

 

Filipe Toledo winning his Round 1 heat with a 9.70 aerial during Round 1 at the Oi Rio Pro in Barra De Tijuca, Rio, Brasil.
Filipe Toledo winning his Round 1 heat with a 9.70 aerial during Round 1 at the Oi Rio Pro in Barra De Tijuca, Rio, Brasil.

 

A World Surf League já divulgou as baterias das primeiras fases masculina e feminina do Oi Rio Pro 2016 apresentado por Corona e o defensor do título da etapa brasileira do Samsung Galaxy WSL Championship Tour foi escalado para abrir o campeonato, que começa em 10 de maio com prazo até o dia 21 para ser encerrado no Rio de Janeiro. Filipe Toledo vai enfrentar o norte-americano Conner Coffin e o australiano Adam Melling na sua volta da contusão sofrida no primeiro desafio da temporada na Gold Coast, Austrália. No ano passado, ele enlouqueceu a multidão que lotou as areias do Postinho da Barra da Tijuca, com os seus aéreos liquidando os adversários que encontrou pelo caminho até a vitória na capital carioca.

Apesar de ter ficado de fora de duas etapas, Filipe mostra confiança para tentar o bicampeonato no Oi Rio Pro. “Estou uns 90% bom e quero chegar ao Rio 110% preparado fisicamente e tecnicamente. Me sinto bastante confiante e espero poder defender meu título com todas as minhas forças, pois vencer em casa tem um gosto especial. Eu nunca tinha visto nada igual no surfe em toda minha vida e imagino como como vai estar esse ano. Nós contamos com toda torcida possível na areia, pois ela fez toda diferença no ano passado”.

O Oi Rio Pro 2016 continua com seu palco principal montado nas areias do Postinho, no início da Barra da Tijuca, mas a grande novidade esse ano é a estrutura alternativa, que ficará instalada na preservada Praia de Grumari, para receber a competição nos dias que estiver apresentando melhores ondas no período de 10 a 21 de maio. Grumari fica num Parque Municipal dentro de uma Área de Preservação Ambiental (APA) com acesso limitado, então haverá um esquema especial para o transporte, com vans levando o público desde a entrada da Prainha quando esgotar a quantidade de carros no estacionamento.

 

Grumari
Grumari

 

Este é o segundo ano consecutivo que a etapa brasileira da World Surf League é patrocinada pela Oi. A estreia no ano passado foi um sucesso, com o Oi Rio Pro 2015 recebendo um grande público em todos os dias da competição no Postinho, que ficou superlotado no último dia com uma multidão vibrando com a vitória de Filipe Toledo sobre o australiano Bede Dubidge na grande final. Esse ano, o evento será ainda mais especial pela participação inédita de dois campeões mundiais do Brasil, Gabriel Medina em 2014 e o atual, Adriano de Souza.

 

POSTINHO E GRUMARI – Para assistir de perto os melhores surfistas do mundo no Oi Rio Pro ninguém precisa pagar nada, é só procurar um lugar na areia para torcer para os seus surfistas favoritos. Na enorme arena instalada no Postinho da Barra, o público terá várias atrações extras além do show garantido dentro d´água. E se a competição for transferida para Grumari, serão emitidos avisos pela mídia com antecedência e haverá um esquema especial para controlar o acesso até a praia, como já existe em outros eventos da World Surf League, como em Bells Beach na Austrália e Trestles nos Estados Unidos, por exemplo.

A prioridade é para os atletas e seus acompanhantes, staff técnico e imprensa, mas o público também poderá entrar de carro até preencher o limite do estacionamento no local, como já é feito durante a Operação Verão no Rio de Janeiro. A partir daí, terão que deixar seus veículos no Recreio dos Bandeirantes e utilizar as vans que serão disponibilizadas para o transporte desde a entrada da Prainha até Grumari.

Oi Rio Pro apresentado por Corona será realizado com patrocínio da Oi, Samsung, Jeep, Go Pro, Airbnb, Riotur, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Visit.Rio, Governo do Estado do Rio de Janeiro pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Furnas e Guaraná Antarctica. O Oi Rio Pro será transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo canal ESPN+

 

Adriano De Souza winning his Round 1 heat at the Oi Rio Pro in Barra De Tijuca, Rio, Brasil.
Adriano De Souza winning his Round 1 heat at the Oi Rio Pro in Barra De Tijuca, Rio, Brasil.

 

Baterias do OI RIO PRO 2016:

 

OI RIO PRO – Vitória=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Segunda Fase:
1.a: Filipe Toledo (BRA), Conner Coffin (EUA), Adam Melling (AUS)
2.a: Gabriel Medina (BRA), Michel Bourez (TAH), Jack Freestone (AUS)
3.a: Julian Wilson (AUS), Kanoa Igarashi (EUA), Alex Ribeiro (BRA)
4.a: Italo Ferreira (BRA), Stu Kennedy (AUS), Leonardo Fioravanti (ITA)
5.a: Matt Wilkinson (AUS), Kai Otton (AUS), wildcard
6.a: Adriano de Souza (BRA), Davey Cathels (AUS), wildcard
7.a: Nat Young (EUA), Josh Kerr (AUS), Ryan Callinan (AUS)
8.a: Joel Parkinson (AUS), Kelly Slater (EUA), Alejo Muniz (BRA)
9.a: Jordy Smith (AFR), Wiggolly Dantas (BRA), Matt Banting (AUS)
10: Jeremy Flores (FRA), Adrian Buchan (AUS), Keanu Asing (HAV)
11: Kolohe Andino (EUA), John John Florence (HAV), Jadson André (BRA)
12: Sebastian Zietz (HAV), Caio Ibelli (BRA), Miguel Pupo (BRA)

 

OI RIO WOMEN´S PRO – Vitória=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Segunda Fase:
1.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Bianca Buitendag (AFR), Laura Enever (AUS)
2.a: Tatiana Weston-Webb (HAV), Malia Manuel (HAV), Keely Andrew (AUS)
3.a: Courtney Conlogue (EUA), Bronte Macaulay (AUS), Silvana Lima (BRA)
4.a: Tyler Wright (AUS), Nikki Van Dijk (AUS), Coco Ho (HAV)
5.a: Carissa Moore (HAV), Sage Erickson (EUA), Chelsea Tuach (BRB)
6.a: Stephanie Gilmore (AUS), Johanne Defay (FRA), Alessa Quizon (HAV)

 

OS CINCOS ÚLTIMOS CAMPEÕES DA ETAPA BRASILEIRA DO MUNDIAL DE SURFE NA CAPITAL DO RIO DE JANEIRO:
WSL 2015 – Filipe Toledo (BRA) – Postinho da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
WCT 2014 – Michel Bourez (TAH) – Postinho da Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
WCT 2013 – Jordy Smith (AFR) – Postinho da Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
WCT 2012 – John John Florence (HAV) – Postinho da Barra e Arpoador – Rio de Janeiro (RJ)
WCT 2011 – Adriano de Souza (BRA) – Barra da Tijuca e Arpoador – Rio de Janeiro (RJ)

 

AS CINCO ÚLTIMAS CAMPEÃS DAS ETAPAS FEMININAS DO MUNDIAL DE SURF NO RIO DE JANEIRO:
WSL 2015 – Courtney Conlogue (EUA) – Postinho da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
WCT 2014 – Sally Fitzgibbons (AUS) – Postinho da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
WCT 2013 – Tyler Wright (AUS) – Postinho da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
WCT 2012 – Sally Fitzgibbons (AUS) – Postinho da Barra e Arpoador, Rio de Janeiro
WCT 2011 – Carissa Moore (HAV) – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

 

Para os solteiros aos 40 e até mesmo quem não é solteiro, esta é a única oportunidade de vocês assistirem os melhores surfistas do mundo em águas cariocas! Muito surfe de qualidade e o melhor, de graça, pois a praia é de todos. Fica o meu convite como Relações Públicas da Federação de Surfe do Estado do Rio – FESERJ e também como colunista deste blog.

 

Filipe Wins the the Oi Rio Pro in Barra De Tijuca, Rio, Brasil.
Filipe Wins the the Oi Rio Pro in Barra De Tijuca, Rio, Brasil.

 

Para os que querem aproveitar tudo que envolve este evento a dica também são as ótimas festas que acontecem durante a passagem do circuito mundial pelo Rio, a grande maioria vai acontecer  na Barra da Tijuca. Vele também conferir os bares da Rua Olegário Maciel, na Barra da Tijuca também, onde fica muito movimentado e quem sabe você não esbarra com as estrelas do surf mundial almoçando, jantando ou fazendo um relax por lá.

 

Fica a dica, e acompanhem as noticias no blog, pois este evento é imperdível. Até a próxima coluna “Tirando Onda” com mais informações, afinal esta é nossa praia!

Related Posts

Leave a comment